LOGO ACSACS-Indústria Aeronáutica LTDA, uma empresa genuinamente brasileira com índole inovadora. Criada em 2006 por um grupo de engenheiros com experiência na área aeronáutica, a empresa produz desde aeronaves acrobáticas até componentes que equipam a cadeia aeroespacial concentrada no Vale do Paraíba, sediada no Jardim Santa Julia, São José dos Campos, São Paulo. A empresa conta com um quadro de engenheiros e técnicos nas áreas de mecânica, eletrônica, projetista e corpo administrativo.

Com ampla experiência nas áreas de projeto, fabricação e prototipagem de componentes aeronáuticos em especial voltados para engenharia de materiais compósitos e sistemas aeroespaciais embarcados. A empresa , tendo como seu principal produto o ACS Sora-100, aeronave experimental 100% nacional de dois lugares completamente construída em materiais compósitos.

A ACS-Aviation presta serviços de engenharia para a cadeia aeroespacial brasileira, tendo como principais clientes Exército Brasileiro (CTEx), EMBRAER, AVIBRAS, Mectron, Instituto Técnológico da Aeronáutica ( ITA ) e FATEC. Os projetos nos quais a ACS está envolvida na área aeronáutica e aeroespacial são Veículos Não Tripulados (VANTs), Estudos Aeroelásticos de Asas Flexíveis, componentes estruturais do Foguete MSS, Containers para o míssil MAR-1, componentes estruturais das aeronaves AMX da Força Aérea Brasileira e Mirrage da Força Aérea do Paquistão.

Hoje ela trabalha no desenvolvimento comercial do SORA-e (figura 1), a primeira aeronave elétrica tripulada brasileira. O projeto do desenvolvimento do sistema de propulsão elétrica contou com o apoio da FINEP, projeto de subvenção econômica 03.12.0012-00 e com a parceria da ITAIPU BINACIONAL para implementação do sistema na aeronave SORA, denominado SORA-e. Em Maio de 2015 o SORA-e realizou o primeiro voo em São José dos Campos, se tornando a primeira aeronave elétrica tripulada brasileira.

Figura 1 - SORA-e

Foto 01

Fonte: ACS Aviation, 2015

 

 

MISSÃO

Suprir as necessidades de utilização de estruturas em materiais compósitos no segmento da engenharia da mobilidade nos setores aeronáutico, naval e automobilístico.

 

VISÃO 

Inovadora e de serviços como laminação, moldagem, reparos, produção, prototipagem, desenvolvimento de aeronaves e projetos estruturais na aeronáutica.

 

VALORES

Realizar de forma conjunta serviços de qualidade ao lado dos nossos  colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.

 

 

 

 

 

Cronograma de atividades

 

ANO

DESCRITIVO DE ATIVIDADES

2006

Fundação

Projeto e Fabricação do ACS -100 SORA, aeronave acrobática totalmente fabricada em materiais compósitos

2007

Construção e vendas das Aeronaves SORA

Início do projeto Wacthdog

2008

Construção do Watchdog

Voo do SORA

Projeto do primeiro VANT* para o Exército Brasileiro

2009

Início do projeto FS -02

2010

Construção e prestação de serviços  

Voo do VANT*

2011

Projeto SHARKS

2012

VANT - ITA, protóptico  Jacques

VANT - ITA, protóptico SHUBBERT

2013

Início SORA-e

2014

Projeto Novaer

2015

Voo SORA-e

2016

VANT*  FT - X2

*Legenda: VANT- Veículo Aéreo Não Tripulado

                  ITA - Instituto tecnológico de Aeronáutica