ACS 100 - SORA

O ACS-100 Sora (Figura 01) é um avião brasileiro de dois lugares, totalmente construído com material composto e com capacidade acrobática. É um projeto desenvolvido pela ACS (Advanced Composites Solutions) a partir do desenho original criado pelo Professor Cláudio Barros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A ACS-100 SORA além de uso recreacional, ser utilizada para acrobacias, viagens e voos de instrução, a aeronave é sinonimo de versatilidade. Toda a célula do SORA é fabricada com uma construção sanduiche de fibra de vidro, impregnada com resina epóxi, e espuma de PVC. A fabricação é feita atravé de impregnação manual com cura a vácuo.

Para motorização, o ACS-100 SORA utiliza o motor Lyncoming AEIO-235 de 125 HP.

Figura 01 - ACS-100 SORA SN01

sora site

Fonte: ACS Aviation, 2012

 

 

 ACS SORA-e  

Em 2010, a ACS em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) desenvolveu um sistema elétrico para aeronaves. Em setembro de 2014, o SORA-e foi aprovado em testes realizados pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) da Itaipu.

O voo inaugural foi realizado na pista da Itaipu situada no Paraná em Foz do Iguaçu. 

O SORA-e utiliza dois motores elétricos Emrax de 35 kW cada um, produzidos pela empresa eslovena Enstroj. Os motores são alimentados por seis conjuntos de baterias de lítio íon polímero, que juntos fornecem 400 volts.

O aparelho apresenta razão de subida de 1.500 pés por minuto. Sua autonomia de voo é de 90 minutos a 190 km/h, podendo atingir a velocidade máxima de 340 km/h.

Figura 02 - ACS SORA-e 

20150623AM6559

Fonte: ACS Aviation, 2015

 

Todo o projeto foi feito pela equipe da ACS e seus parceiros, que possuem grande experiência de projetos especiais e inovadores. Durante a fase de desenvolvimento do SORA-e, foram feitos diversos ensaios completos no FlowWorks para análise de fluidos e dimensionamento dos fluxos de refrigeração do sistema motorpropulsor. Na parte do projeto elétrico também foram feitos ensaios em programas como MATLAB e LABview, além de ensaios em bancada. A figura 03 mostra o blueprint do SORA-e, onde os principais itens podem ser observados.

Figura 03 - Blueprint ACS SORA-e

BLUEPRINT SORAE HELICE

Fonte: ACS Aviation, 2016


 Especificações

 
Peso máximo de decolagem
Carga Útil
Capacidade de combustível
Envergadura
Comprimento
Área Alar
Largura Cabine
Altura
Velocidade de Estol (flaps estendidos)
Velocidade de Cruzeiro
Velocidade nunca exceder
Razão de subida
Distância de decolagem
Velocidade de Aproximação
Distância de Aterrissagem
Consumo
Potência
Alcance  
Teto de serviço
SORA-100
600 (kg)
250 kg (552 lb)
100 L
7,7 m (25,3 ft)
6,5 m (21,3 ft)
8,7 m (93,2 ft)
1,1 m (42 in)
2,0 m (6,6 ft)
83 km/h (45 kt)
250 km/h (135 kt)
340 km/h (184 kt)
7 m/s (1380 ft /min)
190 m (623 ft)
100 km/h (54 Kt)
250 m (819 ft)
25 L/h
125 hp
500 Km (310,7 mi)
3700 m (12170 ft)
SORA-e
600( kg)
250 kg (552 lb)
NA*
8,5 m (27,88 ft)
6,5 m (21,3 ft)
9,3m (100,1 ft)
1,1 m (42 in)
2,0 m (6,6 ft)
75 km/h (40,5 Kt)
190 km/h
340 km/h
7 m/s (1380 ft /min)
190 m (623 ft)
100 km/h (54 Kt)
250 m (819 ft)
14,5 kW/h
70 kW (94 hp)
142 Km (88,2 mi)
3700 m (12170 ft)

*Utiliza packs de baterias de LIPO de 400v