Z-300 EVTOL
Com a experiência adiquirida no programa SORA-e, em 2015 a ACS lançou a proposta de desenvolvimento de uma aeronave conceito de dois lugares, propulsão elétrica com 1 hora e trinta minutos de autonomia e 300 km de alcance. A proposta se resumia na extensão dos números do SORA-e e visava provar a viabilidade de sistemas elétricos equipando pequenas aeronaves. A proposta não surtiu efeito no meio aeronáutico como esperado mas a empresa continuou apostando no que acreditava ser a nova tendência do transporte mundial.
Em 2017 a ACS lança o conceito de produto da nova geração de transporte aéreo, o Z-300. Aeronave de dois lugares, semi autônoma, decolagem e pouso vertical e voo horizontal, totalmente em materias compostos e propulsão elétrica. Bem vindos ao futuro! Curtam!
Figura 01 - Render Z-300
Fonte: ACS Aviation, 2017
ACS-500 LOONG
Em Novembro de 2016 a ACS foi contratada para projetar e fabricar uma aeronave LSA (Light Sport Aircraft) para o emergente mercado chinês. A contratação prevê a entrega de ferramental de fabricação, gabaritos de montagem, uma aeronave protótipo e uma segunda unidade produzina na China, sob supervisáo do CAAC – agência reguladora de aviação chinesa. Entre Dezembro de 2017 e Julho de 2018 serão realizados as campanhas de ensaios em solo e em voo, conduzidos pela equipe da ACS-Aviation.
Figura 02 - Render ACS 500 Loong
Fonte: ACS Aviation, 2017
ACS SORA-e
Em 2010, a ACS em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) desenvolveu um sistema elétrico para aeronaves. Em setembro de 2014, o SORA-e foi aprovado em testes realizados pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) da Itaipu.
O voo inaugural foi realizado na pista da Itaipu situada no Paraná em Foz do Iguaçu.
O SORA-e utiliza dois motores elétricos Emrax de 35 kW cada um, produzidos pela empresa eslovena Enstroj. Os motores são alimentados por seis conjuntos de baterias de lítio íon polímero, que juntos fornecem 400 volts.
O aparelho apresenta razão de subida de 1.500 pés por minuto. Sua autonomia de voo é de 90 minutos a 190 km/h, podendo atingir a velocidade máxima de 340 km/h.
Figura 03 - ACS SORA-e
Fonte: ACS Aviation, 2015
Todo o projeto foi feito pela equipe da ACS e seus parceiros, que possuem grande experiência de projetos especiais e inovadores. Durante a fase de desenvolvimento do SORA-e, foram feitos diversos ensaios completos no FlowWorks para análise de fluidos e dimensionamento dos fluxos de refrigeração do sistema motorpropulsor. Na parte do projeto elétrico também foram feitos ensaios em programas como MATLAB e LABview, além de ensaios em bancada. A figura 03 mostra o blueprint do SORA-e, onde os principais itens podem ser observados.
Figura 03 - Blueprint ACS SORA-e
Fonte: ACS Aviation, 2016
ACS-100 SORA
O ACS-100 Sora (Figura 01) é um avião brasileiro de dois lugares, totalmente construído com material composto e com capacidade acrobática. É um projeto desenvolvido pela ACS (Advanced Composites Solutions) a partir do desenho original criado pelo Professor Cláudio Barros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A ACS-100 SORA além de uso recreacional, ser utilizada para acrobacias, viagens e voos de instrução, a aeronave é sinonimo de versatilidade. Toda a célula do SORA é fabricada com uma construção sanduiche de fibra de vidro, impregnada com resina epóxi, e espuma de PVC. A fabricação é feita atravé de impregnação manual com cura a vácuo.
Para motorização, o ACS-100 SORA utiliza o motor Lyncoming AEIO-235 de 125 HP.
Figura 05 - ACS-100 SORA SN01
Fonte: ACS Aviation, 2012
Especificações
DESCRIÇÃO | SORA | SORA-e | LOONG | LOONG-e | Z-300 |
Peso máximo de decolagem - kg (lb) | 600 (1323) | 600 (1323) | 550 (1212) | 550 (1212) | 1000 (2205) |
Carga útil - kg (lb) | 250 (552) | 250 (552) | 180 (397) | 180 (397) | 180 (397) |
Capacidade de combustível - L | 100 | NA* | 60 | NA* | NA* |
Quantidade de bateria - kg | NA* | 120 | NA* | 120 | 360 |
Envergadura - m (ft) | 7,7 (25,3) | 8,5 (27,9) | 10,2 (33,5) | 10,2 (33,5) | 8 (26,2) |
Comprimento - m (ft) | 6,5 (21,3) | 6,5 (21,3) | 6,5 (21,3) | 6,5 (21,3) | 7,1 (23,3) |
Área alar - m² (ft²) | 8,7 (93,2) | 9,3 (100,1) | 11,91 (39,1) | 11,91 (39,1) | 11,91 (39,1) |
Largura cabine - m (in) | 1,1 (42) | 1,1 (42) | 1,02 (40) | 1,02 (40) | 0,7 (27,5) |
Altura - m (ft) | 2,0 (6,6) | 2,0 (6,6) | |||
Velocidade de estol (flaps estendidos) - km/h (kt) | 83 (45) | 75 (40,5) | 70,4 (38) | 70,4 (38) | 101,9 (55) |
Velocidade de cruzeiro - km/h (kt) | 250 (135) | 190 (102,5) | 218,5 (118) | 218,5 (118) | 222,3 (120) |
Velocidade nunca exceder - km/h (kt) | 340 (184) | 340 (184) | 340 (184) | 340 (184) | 340 (184) |
Razão de subida - m/s (ft/min) | 7 (1380) | 7 (1380) | 4,06 (800) | 4,06 (800) | 4,06 (800) |
Distância de decolagem - m (ft) | 190 (623) | 190 (623) | 122 (400) | 122 (400) | 0 |
Velocidade de aproximação - km/h (kt) | 100 (54) | 100 (54) | 153,7 (83) | 153,7 (83) | 102 (55) |
Distância de aterrissagem - m (ft) | 250 (819) | 250 (819) | 450 (1476) | 450 (1476) | 0 |
Consumo | 25 L/h | 14,5 kW/h | 15 L/h | 14,5 kW/h | TBD** |
Potência - kW (hp) | 94 (125) | 70 (94) | 73 (100) | 70 (94) | 140 (188) |
Alcance - km (mi) | 500 (310,7) | 142 (88,2) | 650 (404) | 650 (404) | 300 (186) |
Teto de serviço - m (ft) | 3700 (12170) | 3700 (12170) | 3700 (12170) | 3700 (12170) | 3700 (12170) |
Número de ocupantes | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
*Not Available
**To Be Defined